quinta-feira, 23 de abril de 2009

Como será o futuro neste país?

Um ano e três dias após o meu último post estou precisando compartilhar e pedir a opinião de vocês sobre o futuro neste país considerando a situação atual das escolas públicas. Tenho um amigo que dá aula num colégio público em São Paulo e as histórias que ele conta são difíceis de acreditar. Ele já deu aula em pelo menos dois colégios diferentes e segundo ele essas coisas acontecem em todos os colégios. E olha que estamos falando do estado mais rico deste país. Imagina como devem ser as coisas lá na minha terra natal no Nordeste. Resumindo:

- Aula sexta-feira de noite?! Nenhum estudante vai
- Estudante com zero ser reprovado? Não pode
- Estudante que falta todas as aulas ser reprovado? Também não pode
- Estudante bater no professor ou fazer ameaças?! Ah, isso pode
- Professor fingir que dá aula? Isso também pode

O que eu gostaria de entender é o que aconteceu nos últimos 40 anos para as coisas terem ficado desse jeito. A geração de meu pai estudou em colégio público e o nível do ensino era outro! Os estudantes respeitavam o professor e tinham que estudar para passar. Por que hoje ninguém precisa mais estudar para passar de ano? O que havia de errado no sistema antigo? Alguém consegue me dar uma boa resposta? Eu não consigo entender a lógica de dar um diploma para um estudante que não sabe nada.

Eu tenho medo do que vai acontecer com o fim do vestibular e com as políticas de quotas para as universidades. Eu concordo que o esquema atual restringe a universidade para aqueles que estudaram em colégio particular durante alguma parte da sua vida. A melhor solução não seria aumentar o nível do ensino nas escolas públicas? Como é que uma pessoa que terminou o segundo grau sem estudar nada vai ter condições de fazer um curso numa universidade? Ou vai desistir de cara ou então vão ter que mudar as regras na universidade e permitir que pessoas com zero sejam aprovadas.

A grande questão é porque não aumentar o nível nas escolas públicas, ou melhor, porque não voltar o nível para o nível que tinha antigamente? Porque vai levar muito tempo? De quem foi a culpa dos últimos 40 anos por ter deixado as coisas ficarem do jeito que ficou? Provavelmente de todos nós que mantivemos as mesmas famílias no poder por tanto tempo fazendo o que queriam com nosso dinheiro.

Também tenho medo da pesquisa nesse país. Todo mundo que faz pós-graduação sabe que a base da pesquisa são os estudantes. Excluindo-se raras exceções, os professores não fazem pesquisa sozinhos. Se o nível dos estudantes cair, como é que vamos competir com os outros países?

O post tem mais perguntas do que respostas justamente porque eu preciso da opinião de outras pessoas antes de tirar uma conclusão, apesar de parecer que eu já tenha minha conclusão.

Nenhum comentário: