segunda-feira, 17 de março de 2008

Sabedoria convencional


Foi John Kenneth Galbraith, o superletrado mago da economia, que cunhou a expressão "sabedoria convencional".

Ele não a considerava um elogio. "Associamos a verdade à conveniência", escreveu, "àquilo que mais intimamente combina com o interesse e o bem-estar pessoal ou que mais intensamente prometa evitar grandes incômodos ou uma indesejável reviravolta. Também consideramos altamente aceitável aquilo que mais contribua para aumentar a auto-estima."

O comportamento econômico e social, acrescentou Galbraith, "é complexo, sendo mentalmente cansativo entender sua natureza. Por isso, nos agarramos, como se fosse a um bote, as idéias que representam o nosso ponto de vista".

Assim é que, sob o ponto de vista de Galbraith, a sabedoria convencional deve ser simples, conveniente, cômoda e confortadora - embora não necessariamente verdadeira.

Steven D. Levitt, Stephen J. Dubner, "Freakonomics: O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta", 7a edição, pag. 91. Wikipedia: (Pt, En)

É... ninguém disse que PENSAR seria uma tarefa fácil!

2 comentários:

Zeitgeist disse...

Interessante, na página da Wikipedia em português sobre o livro (link no post) é dito que dois economistas "...se empenharam em apresentar falhas na teoria de Freakonomics."

Detalhe, os dois trabalham para o Federal Reserve... não entendeu? Então assista ao filme Zeitgeist (seção "Lição de casa" do Blog).

"...a sabedoria convencional deve ser simples, conveniente, cômoda e confortadora - embora não necessariamente verdadeira."

Marvin, o andróide disse...

Hum... Porque caras tão ocupados como economistas do Federal Reserve perderiam seu tempo aplicando tantas metodologias sobre os dados do livro para mostrar que as informações estavam erradas?

Se todo mundo pensasse de acordo com esta citação abaixo, talvez o mundo fosse melhor (Vi em um filme muito bom que eu assisti ontem. Até o fim de semana farei um post sobre ele. O personagem principal cita Thoreau):

"Rather than love, than money, than faith, than fame, than fairness, give me the truth"

Off-topic: preciso ler Freakonomics